Núcleos Museológicos . Arte e Arqueologia

A estratégia de modernização do velho museu de S. João de Alporão como primeiro núcleo do novo figuro museológico da cidade foi uma das medidas do Plano Museológico de Santarém.
Inaugurado em 1994, este núcleo tem procurado garantir a unicidade do programa museológico das exposições temporárias e potenciar coerentemente, através de formas específicas de valorização patrimonial e museal, a realidade local.

Cenotáfio de D. Duarte de Meneses. Gil Eanes da Costa (finais séc. XV). Pormenor do frontal com jacente Cenotáfio de D. Duarte de Meneses. Gil Eanes da Costa (finais séc. XV). Pormenor do remate do arco conopial
   
Cenotáfio de D. Duarte de Meneses. Gil Eanes da Costa (finais séc. XV). Pormenor da decoração das mísulas das pilastras laterais Cenotáfio de D. Duarte de Meneses. Gil Eanes da Costa (finais séc. XV). Pormenor da decoração das mísulas das pilastras laterais

A criação de um figurino museal polinucleado (isto é, composto por diversos núcleos museológicos) assentou no pressuposto que a valorização do património monumental da cidade passa pela sua integração em projectos de desenvolvimento cultural sustentado.
À semelhança de outro património edificado, a vigilância e guardaria dos núcleos museológicos municipais é assegurada por um quadro de auxiliares técnicos pertencentes ao quadro de pessoal da autarquia. Verdadeiros “mediadores culturais”, estes profissionais garantem o envolvimento social da população na vida do Museu, contribuindo para a criação de uma identidade baseada nos valores da cidadania, do diálogo, da solidariedade social e da identidade cultural.

No interior dos espaços museológicos é expressamente proibido:
a) Filmar e fotografar;
b) Comer e beber;
c) Fumar;
d) Introduzir animais de qualquer espécie.

(Artigo 14º do Regulamento Interno do Museu Municipal de Santarém)









Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

01 julho a 30 setembro
Mostra "Metal que se ostenta"

01 julho a 30 setembro
XVII Destaque "Manuela de Azevedo"

setembro 2014